O HPV é considerado um vírus tão comum, que quase todos os homens e mulheres poderão ser infectados com um ou mais de um dos seus 200 subtipos. O papilomavírus humano causa verrugas genitais (ou condilomas) e também câncer. Essas doenças podem ser evitadas com a vacina contra o HPV. Vacinar homens, desde meninos, reduz o risco para a população como um todo. Se proteger é fundamental!

Tanto em homens quanto em mulheres, o HPV está associado ao surgimento de câncer anal e também de tumor na boca (6º tipo mais comum de câncer no mundo- 230 mil mortes por ano). Em homens, o vírus pode provocar câncer no pênis.

 

Subtipos 6 e 11 – surgimento de 90% das verrugas na região genital e anal.

Subtipos 16 e 18 – responsáveis por 80% dos cânceres de ânus e 50% dos casos de pênis e sistema orofaringe.

 

“De 12,7 milhões de novos casos de câncer em homens e mulheres, reportados anualmente em todo mundo, 610 mil têm como causa alguns tipos de HPV, informa estudo divulgado em 2012 pela respeitada publicação Lancet Oncology, do Reino Unido. Em homens, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC na sigla em inglês) afirma que esse vírus responde por cerca de 5% de todos os casos. Ainda segundo o CDC, o HPV está relacionado com 99% dos cânceres de colo do útero; com 90% dos de ânus; 70% dos de boca; e 40% dos cânceres de pênis. Quanto à incidência de alguns desses tipos de câncer no Brasil, levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizados em 2014, estimam em mais de 9 mil o de câncer de boca, a maior parte em homens — cerca de 70%. Quanto ao câncer de ânus, em 2009 o instituto somou 539 novos casos em homens e 1.078 em mulheres.” SBIM

A vacinação é recomendada para homens e mulheres a partir dos 9 anos de idade.

Vacina HPV 6,11,16,18