Project Description

Haemophilos

A bactéria Haemophilus influenzae tipo b vive na garganta das pessoas e causa a meningite, infecções na corrente sanguínea, pneumonia, artrites e infecções de outras partes do corpo.

Vacinas disponíveis:

  • Hib
  • DTPw-HB/Hib (tríplice bacteriana de células inteiras combinada às vacinas hepatite B e Haemophlilus influenzae tipo b)
  • DTPw (tríplice bacteriana de células inteiras)
  • DTPa-VIP/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas poliomielite inativada e Haemophlilus influenzae tipo b)
  • DTPa-VIP-HB/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas poliomielite inativada, hepatite B e Haemophlilus influenzae tipo b)

CONTÁGIO

A transmissão ocorre de pessoas infectadas por contato com muco ou partículas suspensas no ar expelidas pelo nariz e garganta. A doença pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser mais freqüente na 3ª idade, em crianças não imunizadas e em pessoas imunodeprimida. O período de incubação da Hib é desconhecido, mas deve ser menor que 1 semana. O período do contágio varia. Se não tratado a doença poderá ser transmitida enquanto o organismo esteja infectado e poderá transmitir mesmo depois dos sintomas desaparecerem.
Crianças que tiveram a doença antes dos 24 meses de vida correm o risco de pegar a doença novamente. Crianças e adultos que tiveram a doença com mais de 24 meses de idade estão muito provavelmente imunes à doença.

SINTOMAS

Entre os sintomas, há febre, letargia, vômito e dor de garganta. Outros sintomas poderão aparecer, dependendo da parte do corpo afetada.
Parte das pessoas infectadas devem sofrer problemas neurológicos de longa duração. Em alguns casos, a doença pode ser fatal.

PREVENÇÃO

Existem várias vacinas licenciadas pelo Ministério da Saúde e se recomenda o uso em crianças a partir de 2 meses de idade.
Desde 2008, A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA recomenda a quarta dose da vacina aos 15 meses, se usado no esquema DPaT\Hib, visando a evitar possível ressurgimento das doenças=Hib a longo prazo. A Associação Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda dose de reforço entre 15 e 18 meses independente da tríplice bacteriana (DPT ou DPaT) usada na série primária.
A vacina contra a doença HIB também é indicada para imunização de Imunodeprimidos (por câncer, drogas imunossupressoras e transplantados de órgãos sólidos).

TRATAMENTO

Usam-se os antibióticos sempre sob indicação médica.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda – Sexta 8:00 – 19:00
Sábados 8:00 – 14:00
Domingos Fechado

UNIDADE CAMPINAS

UNIDADE SOROCABA

(15) 3234-7561
(15) 3033-4981
(15) 99108-8693

sorocaba@companhiadavacina.com.br

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

COMPRAR VACINAS
VACINAÇÃO DOMICILIAR