Project Description

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa causada por uma toxina do bacilo tetânico.

Vacinas disponíveis:

  • DTPw-HB/Hib (tríplice bacteriana de células inteiras combinada às vacinas hepatite B e Haemophlilus influenzae tipo b)
  • DTPw (tríplice bacteriana de células inteiras)
  • DTPa-VIP/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas inativada poliomielite e Haemophlilus influenzae tipo b)
  • DTPa-VIP-HB/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas inativada poliomielite, hepatite B e Haemophlilus influenzae tipo b)
  • DTPa (tríplice bacteriana acelular)
  • dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto)
  • dTpa-VIP (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto combinada à vacina inativada poliomielite)
  • DT – dupla bacteriana infantil
  • dT – dupla bacteriana do tipo adulto

CONTÁGIO

A doença não é contagiosa, portanto, não se transmite de pessoa para pessoa. Os esporos do bacilo entram no corpo por intermédio de um ferimento do tipo perfurocortante.
Poderão adquirir o tétano pessoas de todas idades que sofreram algum ferimento, aquelas que não receberam a série toxóide tetânico básica ou aquelas que não receberam o reforço do toxóide tetânico a exemplo da vacina Dupla adulto dT (tétano e Difteria). Tétano é extremamente grave, fatal em 30% dos casos e afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos de idade.
A doença se desenvolve anaerobicamente (na ausência de oxigênio), no interior de ferimentos do tipo perfurocortantes, queimaduras, cortes, ou através de drogas injetadas e pode se tornar contaminada pelo solo, poeira, ou fezes humanas e de animais.

SINTOMAS

Os sintomas primários são contraturas musculares dolorosas que surgem primeiro nos músculos da face, do pescoço e depois nos músculos do tronco, podendo se estender por todo o corpo, produzindo espasmos e convulsões que podem levar a morte por asfixia.
O início é gradual, ocorrendo ao longo de 1 a 7 dias, e progride para espasmos musculares severos generalizados, que são frequentemente agravados por qualquer estímulo externo. No tétano do recém-nascido, tétano neonatal, os sintomas em geral, aparecem entre o 5o. e o 12o. dias, mais frequentemente em torno do 7º dia (mal de sete dias), surge da contaminação do coto umbilical.

PREVENÇÃO

A única forma de prevenção é a vacinação, indicada a partir dos 2 meses de vida, com reforço a cada a cada dez anos, para adolescentes, adultos e idosos. Todas as pessoas deverão receber pelo menos 3 doses de vacina contra o tétano ou toxóide, a exemplo da DPT – tríplice bacteriana, DT – dupla bacteriana, ou ainda a DPTa tríplice bacteriana acelular, seguida por uma dose de reforço, preferencialmente a Dupla a cada 10 anos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda – Sexta 8:00 – 19:00
Sábados 8:00 – 14:00
Domingos Fechado

UNIDADE CAMPINAS

UNIDADE SOROCABA

(15) 3234-7561
(15) 3033-4981
(15) 99108-8693

sorocaba@companhiadavacina.com.br

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

COMPRAR VACINAS
VACINAÇÃO DOMICILIAR