Project Description

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda ou febre hemorrágica por dengue e pode ser causada por 1 dos 4 tipos conhecidos de sorotipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, do gênero flavivirus.

Vacinas disponíveis:

  • DENGVAXIA

CONTÁGIO

A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

PREVENÇÃO

A vacina existente é contra a dengue causada pelos sorotipos 1,2,3 e 4 do vírus. São 3 doses necessárias para a proteção completa e o intervalo entre doses é de 6 meses. É indicada para indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade que moram em áreas endêmicas. Contra indicações: deficiência imunológica congênita ou adquirida, indivíduos com infecção por HIV, mulheres grávidas ou mulheres que estejam amamentando.
Em caso de viagens para áreas de risco da dengue, é importante fazer uso de repelentes contra insetos à base de DEET nas áreas expostas do corpo ou mesmo nas roupas. Além disso, deve-se procurar hospedagem em locais que disponham de ar-condicionado ou telas de proteção nas portas e janelas, além de mosquiteiros.

TRATAMENTO

Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.
Já os pacientes com Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial. A Serviço de Vigilância em Saúde alerta que alguns dos sintomas da dengue só podem ser diagnosticados por um médico.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda – Sexta 8:00 – 19:00
Sábados 8:00 – 14:00
Domingos Fechado

UNIDADE CAMPINAS

UNIDADE SOROCABA

(15) 3234-7561
(15) 3033-4981
(15) 99108-8693

sorocaba@companhiadavacina.com.br

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

COMPRAR VACINAS
VACINAÇÃO DOMICILIAR