Tétano - Companhia da Vacina

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa causada por uma toxina do bacilo tetânico.

Vacinas disponíveis:
DTPw-HB/Hib (tríplice bacteriana de células inteiras combinada às vacinas hepatite B e Haemophlilus influenzae tipo b)
DTPw (tríplice bacteriana de células inteiras)
DTPa-VIP/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas inativada poliomielite e Haemophlilus influenzae tipo b)
DTPa-VIP-HB/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas inativada poliomielite, hepatite B e Haemophlilus influenzae tipo b)
DTPa (tríplice bacteriana acelular)
dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto)
dTpa-VIP (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto combinada à vacina inativada poliomielite)
DT – dupla bacteriana infantil
dT – dupla bacteriana do tipo adulto

CONTÁGIO
A doença não é contagiosa, portanto, não se transmite de pessoa para pessoa. Os esporos do bacilo entram no corpo por intermédio de um ferimento do tipo perfurocortante.
Poderão adquirir o tétano pessoas de todas idades que sofreram algum ferimento, aquelas que não receberam a série toxóide tetânico básica ou aquelas que não receberam o reforço do toxóide tetânico a exemplo da vacina Dupla adulto dT (tétano e Difteria). Tétano é extremamente grave, fatal em 30% dos casos e afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos de idade.
A doença se desenvolve anaerobicamente (na ausência de oxigênio), no interior de ferimentos do tipo perfurocortantes, queimaduras, cortes, ou através de drogas injetadas e pode se tornar contaminada pelo solo, poeira, ou fezes humanas e de animais.

SINTOMAS
Os sintomas primários são contraturas musculares dolorosas que surgem primeiro nos músculos da face, do pescoço e depois nos músculos do tronco, podendo se estender por todo o corpo, produzindo espasmos e convulsões que podem levar a morte por asfixia.
O início é gradual, ocorrendo ao longo de 1 a 7 dias, e progride para espasmos musculares severos generalizados, que são frequentemente agravados por qualquer estímulo externo. No tétano do recém-nascido, tétano neonatal, os sintomas em geral, aparecem entre o 5o. e o 12o. dias, mais frequentemente em torno do 7º dia (mal de sete dias), surge da contaminação do coto umbilical.

PREVENÇÃO
A única forma de prevenção é a vacinação, indicada a partir dos 2 meses de vida, com reforço a cada a cada dez anos, para adolescentes, adultos e idosos. Todas as pessoas deverão receber pelo menos 3 doses de vacina contra o tétano ou toxóide, a exemplo da DPT – tríplice bacteriana, DT – dupla bacteriana, ou ainda a DPTa tríplice bacteriana acelular, seguida por uma dose de reforço, preferencialmente a Dupla a cada 10 anos.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.