Sarampo - Companhia da Vacina

Sarampo

Sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, aguda e capaz de produzir epidemias, que causa febre alta, tosse e manchas pelo corpo todo.

Vacinas disponíveis:
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Quádrupla viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

CONTÁGIO
A transmissão do Sarampo é por contato direto com secreções nasais ou de garganta de pessoas infectadas e em menor número por transmissão aérea. Sarampo é a doença que mais rapidamente se transmite para outros. Embora seja uma doença infantil, Sarampo pode ser contraído em qualquer idade. A transmissão do sarampo ocorre com 5 dias antes ou até 5 dias depois do aparecimento do exantema.

SINTOMAS
Os sintomas aparecem entre 10 e 12 dias, embora possam ocorrer mais cedo com 7 dias ou mais tarde com 18 dias da exposição. É uma doença aguda caracterizada por febre igual ou superior a 38,3 graus centígrados, tosse, coriza, conjuntivite, rash maculopapular eritematoso e enantema patognomônico (pontos de Koplic).

Quais as complicações associadas ao sarampo?
Às vezes, algumas crianças apresentam complicações, como infecção no ouvido, pneumonia e encefalite (infecção do sistema nervoso central), podendo levar a sequelas graves ou até mesmo, à morte.
A pneumonia ocorre em até 6% dos casos reportados e responde por 60% das mortes atribuídas ao sarampo. Podem ocorrer também a encefalite (inflamação do cérebro), infecções no ouvido médio e convulsões. Sarampo é mais grave em crianças pequenas e adultos.

PREVENÇÃO
Qualquer pessoa nascida após 1º de Janeiro de 1957 que não tenha história de sarampo diagnosticado ou confirmação por sorologia deveria receber 2 doses da vacina SCR (SARAMPO, CACHUMBA E RUBÉOLA) para obter uma proteção máxima. A primeira dose deve ser ministrada aos 12 e a segunda dose entre 15 e 24 meses de idade. Para pessoas mais velhas, 2 doses com intervalo mínimo de 1 mês.
A infecção deixa a pessoa com imunidade permanente, porque depois que a pessoa já contraiu e a doença, ela tem em seu corpo os anticorpos contra o Sarampo, não ficando mais propício a ter novamente.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.