HPV - Companhia da Vacina

HPV

A infecção genital por HPV é uma doença de transmissão sexual, causada pelo vírus “human papilomavirus” conhecido então como HPV.

Vacinas disponíveis:
Vacina HPV 16,18
Vacina HPV 6,11,16,18

CONTÁGIO
O contágio ocorre principalmente por via sexual, via sangüínea, pelo canal do parto, ou contaminação pelo uso de roupas íntimas, toalhas, sabonetes, equipamentos médicos.
O vírus do papiloma humano é o nome de um grupo de mais de 100 tipos de cepas diferentes. Mais de 30 destes são transmitidos sexualmente e podem infectar a área genital de homens e mulheres, que incluem o pênis, a vulva (área externa da vagina), o revestimento da vagina, e o colo uterino ou o reto.

SINTOMAS
A maioria das pessoas infectadas por HVP não apresentarão sintomas e a infecção desaparecerá por si mesma. Estes vírus podem provocar câncer de colo uterino, de vulva, de vagina, de ânus e do pênis. Outros, chamados de baixo risco, podem provocar verrugas genitais.
A maioria das pessoas que têm a infecção genital por HPV não sabem que estão infectadas. O vírus vive na pele dos braços, mãos e outras partes do corpo como nas membranas mucosas e geralmente não causam sintomas. Em certas pessoas aparecerão verrugas genitais visíveis ou apresentarão mudanças pré cancerígenas no colo uterino, vulva, ânus ou no pênis. Em muitas dessas situações a infecção por HPV poderá provocar o câncer anal ou genital.
As verrugas genitais aparecem como elevações, únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes, em certos casos tem a forma de uma couve-flor. As verrugas podem aparecer semanas ou meses depois do contato sexual com a pessoa infectada ou podem não aparecer. Essas verrugas são diagnosticadas por exame visual.

PREVENÇÃO
No Brasil temos 2 vacinas que foram liberadas pelo Ministério da Saúde, cuja eficácia é ótima nas pessoas que ainda não foram expostas ao vírus, portanto, a imunização deve ocorrer de preferência, antes do “início da vida sexual”. Porém há benefícios para pessoas já expostas ao vírus, pois dificilmente alguém se infecta com todos os tipos de vírus presentes na vacina, de uma só vez.
As duas vacinas aprovadas no Brasil são produzidas mediante alta tecnologia e por não conterem material genético viral ,não há risco de infecção. As vacinas são seguras, imunogênicas e efetivas na prevenção de infecções pelo HPV e de lesões precursoras do câncer cervical.
A Academia Americana de Pediatria atualizou as recomendações para imunização contra o HPV tanto em meninas quanto em meninos com a vacina quadrivalente.
Inúmeros estudos comprovam que a vacina é eficaz. E essa é a razão pela qual ela foi aprovada em centenas de países. Ao menos 30 deles já a incluíram em seus sistemas nacionais de imunização. Essa eficácia permite que a pessoa seja exposta ao vírus sem o risco de adoecer.
Vacinar homens contra o HPV é um instrumento fundamental para contribuir na erradicação da circulação do vírus.
A vacina de HPV bivalente está indicada para todas as mulheres a partir de 9 anos de idade – sem limite de idade!


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.