Hepatite B - Companhia da Vacina

Hepatite B

Hepatite é uma doença que afeta o fígado, causada pelo vírus VHB.

Vacinas disponíveis:
Hepatite B
Hepatite A e B
DTPa-VIP-HB/Hib (tríplice bacteriana acelular combinada às vacinas poliomielite inativada, Haemophlilus influenzae tipo b e hepatite B)
DTPw-HB/Hib (tríplice bacteriana de células inteiras combinada às vacinas Haemophlilus influenzae tipo b e hepatite B)

CONTÁGIO
O VHB é altamente transmissível. Ele é encontrado em grande quantidade no sangue e no fígado dos portadores, mas pode estar presente em qualquer secreção ou líquido corporal (saliva, urina, sêmen, secreções cérvico-vaginais, leite materno) e a contaminação se dá por contato com estas secreções. Embora o risco máximo de transmissão esteja relacionado à transfusão de sangue contaminado e ao contato íntimo, principalmente o sexual, com os portadores, também o uso comum de aparelhos de barbear, alicates de cutícula, material odontológico esterilizado inadequadamente. A doença não se dissemina por contato casual (aperto de mãos, proximidade ou banheiro). É mais comum a transmissão ao compartilhar drogas, comportamentos sexuais de alto risco e recém-nascido de mãe contaminada.

SINTOMAS
Em um terço dos infectados a doença passa em completo silêncio. Quando aparecem os sintomas estes são leves ou severos. Os sintomas iniciais são febrícula, dor de cabeça, dores musculares, fadiga, falta de apetite, náusea, vômito e diarréia. Entre os sintomas tardios temos urina cor café, dores abdominais, e pele amarelada e olhos amarelados (icterícia).
A infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) pode ocorrer sem sintomas graves. Entre os adultos infectados 90 a 94% destes se recuperam completamente e não tem seqüelas. Entre 6 e 10% são portadores crônicos do VHB e poderão vir a desenvolver cirrose hepática e câncer de fígado. Em 90% das crianças nascidas de mães infectadas que não foram vacinadas desenvolveram a infecção.
Entre 15 e 20% dos pacientes desenvolvem artrites, outra terça parte desenvolveu sintomas parecidos com a gripe. Hepatite B crônica é rara, mas é uma forte ameaça á vida. Os sinais e sintomas requerem uma atenção imediata, seja pela coagulação sangüínea demorada, ou pela mudança na personalidade e comportamento agitado.

PREVENÇÃO
Existem vacinas para prevenção da Hepatite B. A OMS recomenda vacinação universal – todos. Isto se baseia na gravidade das complicações e no fato que, independente da atividade profissional, corre o risco de se contaminar com o VHB.
Os bebês devem ser vacinados contra Hepatite B logo ao nascer. As crianças respondem muito melhor à vacina do que os adultos (eficácia próximo de 100%) enquanto nos adultos a resposta é menor (varia de 90 a 97%). As mulheres grávidas devem ser vacinadas contra a Hepatite B como parte da rotina do pré-natal. Se a mãe é portadora, o bebê pode receber imunoglobulina e a vacina imediatamente depois do nascimento.
Faz parte da prevenção, eliminar qualquer contacto com sangue e fluídos corporais de pessoas infectadas.
Grupos de risco: homem homossexual e heterossexual que tem múltiplos parceiros, pessoas que recebem hemodiálise ou sangue, agentes de saúde em contato com portadores, usuários de drogas que utilizam seringas e jovens até 18 anos de idade. Qualquer um que tenha a Hepatite C deveria ser imunizado contra a Hepatite A e B. Qualquer um que tenha hepatite B crônica deveria ser imunizado contra a Hepatite A. Uma infecção dupla pode acelerar a doença hepática.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.