Gripe - Companhia da Vacina

Gripe

É causada pelo vírus Influenza, o qual infecta o trato respiratório (nariz, garganta e pulmões).

Vacinas disponíveis:
Vacina influenza trivalente
Vacina influenza quadrivalente

CONTÁGIO
No contágio, do momento em que foi exposto ao vírus da gripe até que os sintomas apareçam, leva em torno de 2 dias, podendo variar de 1 a 4 dias. A gripe é passada de pessoa para pessoa quando alguém espirra, assoa o nariz ou fala, ou seja, em todos os casos o vírus é expelido junto com o ar. Diferentemente de outras infecções respiratórias virais, tal como o resfriado comum, a gripe causa doença e complicações que podem levar a morte (nas piores situações).

SINTOMAS
Os principais sintomas da gripe são: febre, dor de cabeça, desânimo extremo, tosse seca, dor de garganta, nariz obstruído e dores musculares. Nas crianças, vêm acompanhado de sintomas estomacais, como náusea, vômito e diarréia, que são incomuns em adultos.
As complicações apresentadas na pneumonia bacteriana são a desidratação (levando à piora dos quadros de insuficiência cardíaca congestiva), asma e diabetes, sendo que as crianças podem ter sinusite e infecção do ouvido. Os idosos e qualquer pessoa com doenças crônicas constituem o grupo de maior risco de complicações da gripe.

PREVENÇÃO
A melhor maneira de se proteger da gripe, especialmente no caso de pessoas de alto risco à complicação da gripe, é simplesmente tomar a vacina. O vírus da gripe é mutante e uma nova vacina deve ser desenvolvida a cada ano, com todas as cepas dos vírus manifestados em anos anteriores.
A gripe no Brasil ocorre principalmente nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto e o impacto na saúde (infecções e mortes) varia de ano a ano.

Grupos de risco:
Pessoas com idade maior que 65 anos;
Crianças a partir de 6 meses de idade e seus familiares;
Adulto ou criança com doenças crônicas tais como doenças cardíacas, doenças renais, diabete, asma ou outras doenças pulmonares;
Imunodeprimidos com HIV/AIDS ou que recebam tratamento quimioterápico;
Grávidas há mais de 3 meses, principalmente durante o inverno.
Em que época ocorre a gripe no Brasil?
As pesquisas indicam que a vacina contra a gripe na população adulta tem uma eficácia de 70% a 90%. Já no grupo de idosos e pacientes que tomam muitos medicamentos, essa prevenção é muito eficaz na redução das hospitalizações e mortes provocadas por doenças relacionadas com a gripe.

DÚVIDAS
Por que não se deve usar a aspirina?
Não se deve dar aspirina a crianças e adolescentes com os sintomas da gripe – principalmente se for febre – sem primeiro consultar o seu médico. Se dermos aspirina e eles estiverem gripados, podemos causar uma doença séria e rara chamada Síndrome de Reye. As crianças e adolescentes devem repousar, tomar muito líquido e serem medicados segundo uma recomendação especializada, para que os sintomas sejam amenizados.
Por que vacinar as crianças na idade escolar?
A criança é um fator muito importante para a disseminação do vírus influenza na comunidade, sendo que a vacinação desta faixa etária também protege os adultos. Isso porque a taxa de ataque a esta faixa etária pode chegar a 75%, sendo os vírus da influenza A e B responsáveis por, respectivamente, 11% e 36% de toda as infecções pediátricas por doença respiratória durante o período epidêmico.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.