Febre Tifóide - Companhia da Vacina

Febre Tifóide

É uma doença bacteriana aguda causada pela bactéria Salmonella Typhi.

Vacinas disponíveis:
Febre Tifóide.

CONTÁGIO
Forma Indireta – através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
Forma Direta – Contato com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus de indivíduos infectados, que podem eliminar a bactéria por até 3 meses. Os portadores crônicos podem transmiti-la por até um ano.
As pessoas portadoras quando se recuperam da febre tifóide continuam a carregar a bactéria. Estas pessoas são portadoras da bactéria na corrente sanguínea e trato intestinal. Ambas as pessoas, doentes ou apenas portadoras têm a Salmonella Typhi nas fezes. A febre tifóide é mais comum nas áreas onde não se costuma lavar as mãos e a água está contaminada com fezes.

SINTOMAS
Febre alta, fraqueza, dor abdominal, cefaléia, palidez ou perda de apetite. Outros aspectos: aumento do volume do baço e fígado, manchas rosadas no tronco, queda da freqüência cardíaca, constipação intestinal e tosse seca. As complicações mais comuns envolvem a enterorragia e perfuração intestinal – que ocorrem em pessoas não tratadas. Nos casos não tratados a taxa de letalidade é de 20% devido a complicações da infecção.
Mesmo sem sintomas o paciente ainda é portador da S Typhi podendo ou voltar com a febre ou transmitir à doença a outra pessoa. Se você trabalha com alimentos, ou cuida de outras pessoas, tome todas as precauções médicas antes de voltar à atividade. Enquanto em tratamento redobre os cuidados lavando as mãos depois de usar o banheiro, não prepare ou sirva alimentos a outras pessoas. Assegure-se com o médico através de exames para ter certeza de que não é mais portador da bactéria.

PREVENÇÃO
A melhor prevenção é tomar a vacina contra a febre tifóide ao menos 1 semana antes de viajar a tempo da vacina poder agir e assim protegê-lo . Se já foi vacinado veja da necessidade de outra dose de reforço.
A vacina contra a Febre Tifóide disponível no Brasil é a”Typhim Vi” fornecida pela SANOFI AVENTIS, indicada para crianças e adultos a partir de 2 anos de idade. A revacinação deve ocorrer a cada 3 anos.
A vacina confere boa imunogenicidade após uma única dose. O índice de soroconversão é de 71% a 77% em países endêmicos, 80 a 100% em crianças de países asiáticos. Foram observados altos níveis de anticorpos durante 3 anos após a vacinação em 90% do grupo de indivíduos norte americanos.
Se você planeja viajar para áreas endêmicas procure se prevenir, tome a vacina. Na dúvida consulte o seu médico.
Tão importante quanto se vacinar é tomar cuidado com a ingestão de alimentos (sempre cozidos ou assados) e bebidas. Lave sempre as mãos. Tomar antibiótico não vai prevenir contra a febre tifóide apenas poderá ajudar no tratamento da doença.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.