Febre Amarela - Companhia da Vacina

Febre Amarela

É uma doença viral, flavivirus, que é transmitida para pessoas através da mordida de mosquitos infectados. Se manifesta desde uma febre auto limitada até uma hepatite grave e febre hemorrágica.

Vacinas disponíveis:
Febre amarela

CONTÁGIO
O período de incubação da febre amarela, entre a infecção e a manifestação da doença, levam em torno de 3 a 6 dias.
Existem duas espécies de febre amarela e que se espalham em dois diferentes ciclos de infecção.
Febre amarela urbana é uma doença de humanos. Neste caso a doença se espalha através de mosquitos que foram infectados por outras pessoas. Aedes Aegypti é o mosquito portador da febre amarela de humana para humano. Estes mosquitos tem fácil adaptação nas cidades e vilarejos. Essas larvas se reproduzem em pneus descartados, potes de flores, caixas d´àgua. A Febre Amarela urbana é a causa mais comum de surtos e epidemia.
Febre amarela silvícola é principalmente uma doença de macacos. O mosquito infecta o macaco que vive nas regiões de floresta tropical. Neste caso as pessoas são mordidas pelos mosquitos após estes terem infectados os macacos. Febre Amarela silvícola é rara e afeta principalmente pessoas que vivem ou trabalham nas regiões de floresta tropical.

SINTOMAS
A doença é diagnosticada baseada nos sintomas, exame físico, testes laboratoriais e ainda a possibilidade de exposição a mosquitos infectados. Pacientes com febre amarela podem estar com o vírus no sangue (viremia) pelo período de 3 a 6 dias antes mesmo de apresentar os sintomas. Os sintomas iniciais são: febre, cefaléia, dor nas costas, dores musculares, náusea, pele e olhos amarelados, fadiga e fraqueza. Esta fase pode vir acompanhada de um período curto de diminuição dos sintomas. A fase tóxica ocorre quando a febre retorna, com sintomas clínicos de febre alta, cefaléia, dor nas costas, náusea, vômito, dor abdominal e fadiga. A coagulopatia hepática produz sintomas de hemorragia, vômito escuro, hemorragia nasal, petéquias e hemorragia purpuric.
Nos últimos estágios da doença os pacientes desenvolvem hipotensão, choque, acidose metabólica, necrose aguda tubular, disfunção do miocárdio e arritmia cardíaca. Também pode ocorrer confusão mental. Quando uma epidemia ocorre em populações não vacinadas provoca morte entre 15% e 50% dos casos. As complicações incluem as infecções bacterianas e falha renal. Sintomas tais como fraqueza e fadiga levam alguns meses para passar. Aqueles indivíduos que tiveram a Febre Amarela adquirem a imunidade permanente contra a doença.

PREVENÇÃO
A prevenção é através da vacinação, com dose única a cada 10 anos. Indicada para pessoas com idade acima de 9 meses que estão viajando ou vivendo num país que requer a vacinação contra a febre amarela ou lugares que estão localizados numa região de risco.
É contraindicada para gestantes, que devem adiar ou cancelar a viagem para regiões onde ocorre a febre amarela.
O que é o Certificado de Vacinação exigido por muitos países?
Este certificado torna-se válido 10 dias após a vacinação e tem validade de 10 anos. Você irá precisar deste certificado como prova de que foi vacinado para entrar em muitos países.

TRATAMENTO
Não existe um tratamento específico. O tratamento se faz com repouso, fluídos, IBUPROFEN, NAPROXEN, ACETAMINOPHEN, PARACETAMOL o que deve aliviar os sintomas de febre e dores. Não se deve tomar aspirina. Pessoas infectadas devem se proteger da exposição a mosquitos ficando dentro de casa e sob a proteção de telas.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.