Cólera - Companhia da Vacina

Cólera

É uma doença infecciosa causada pelo Vibrio Cholerae, reconhecida como das mais fatais com taxa de mortalidade de 45 a 50%,

Vacinas disponíveis:
Dukoral

CONTÁGIO
As pessoas contraem e transmitem a Cólera bebendo água ou comendo alimentos contaminados com a bactéria. Numa epidemia a fonte de contaminação mais usual são as fezes de uma pessoa infectada. A doença se espalha rapidamente para áreas com baixos níveis de tratamento de água e esgoto.
A bactéria vive também no meio ambiente em rios e encostas. Moluscos e mariscos servidos crus são também fontes de cólera. A doença não se transmite comumente de uma pessoa para outra, logo o contato casual com uma pessoa infectada não é passível de contrair a doença.

SINTOMAS
A doença se apresenta na forma de diarréia aquosa, vômito e dor nas pernas. A infecção é normalmente leve ou sem sintomas, mas as vezes pode ser muito forte. Ocorre rápida perda de fluidos corporais o que leva a desidratação e choque. Sem tratamento pode levar a morte em poucas horas.

PREVENÇÃO
A vacina disponível no Brasil é composta de 4 cepas inativadas do “Vibrio cholerae” e uma subunidade recombinante da toxina da cólera, e induz proteção satisfatória cerca de uma semana após a conclusão do esquema de imunização primária, que é oral. Devem ser vacinadas crianças a partir de 2 anos e adultos que visitarão áreas de risco para infecção por cólera ou diarreia causada por ETEC. Os resultados revelam proteção contra a cólera de 80 a 85% para os primeiros seis meses em todas as faixas etárias. A eficácia protetora contra a diarreia por ETEC é de 60%, por um período de 6 meses.

Para vacinação contra cólera são disponibilizadas no mercado duas opções de vacina oral e vacinas injetáveis. Em indivíduos acima de 6 anos deve ser administrada em duas doses, com intervalo de 10 a 15 dias. Para crianças de 2 a 6 anos a administração é feita em três doses, com intervalo de uma semana.
Esta vacina é recomendada pela OMS para aplicação em viajantes com destino às áreas onde ocorrem casos de cólera. África, Ásia e América Latina, são as áreas de ocorrência de epidemia da cólera. Cuidados adicionais deve ser observados com a alimentação ou transporte de alimentos como mariscos e moluscos de áreas contaminadas. Esses alimentos devem ser consumidos apenas quando assados ou cozidos

TRATAMENTO
Reposição de fluidos e sais perdidos durante a diarréia. Os pacientes podem ser tratados com reidratação oral, mistura de açúcar e sal na água que devem ser ingeridos em grande quantidade. Esta solução é usada mundialmente no tratamento de diarréia. Nos casos graves indica-se a reposição de fluidos via intravenosa. Com a reidratação, a mortalidade cai a menos de 1%. Os antibióticos reduzem a severidade da doença mas não são mais importantes que a reidratação.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.