Caxumba - Companhia da Vacina

Caxumba

É uma doença viral que causa febre, edema em uma ou mais glândulas salivares, geralmente as parótidas.

Vacinas disponíveis:
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Quádrupla viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

CONTÁGIO
Pessoas que não receberam a vacina são as mais prováveis de se contagiar pela Caxumba. A Caxumba se dissemina pelo contato direto com a saliva e secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. É contagiosa no período de 7 dias antes até 9 dias depois do início dos sintomas. O contágio é maior no período de 48 horas antes do início do sintoma.
O maior risco de infecção ocorre entre as crianças de 5 a 14 anos, adolescentes e adultos. A ocorrência é maior no final do inverno e primavera. Depois de infectada pela caxumba a pessoa se torna imune permanentemente.

SINTOMAS
Febre e edemas em uma ou mais glândulas salivares – um terço das pessoas infectadas não tem qualquer sintoma. Usualmente os sintomas demoram 18 dias da exposição, podendo ocorrer também entre 12 e 25 dias. De 20 a 30% dos casos ocorre a inflamação dos testículos, podendo ocorrer encefalite (inflamação do cérebro) e meningite (inflamação da membrana do cérebro e coluna espinhal). Outras complicações possíveis: pancreatite, artrite, tireoidite, mastite, miocardite.

PREVENÇÃO
A vacina é administrada à crianças de 12 meses de idade e, é feita em combinação com as vacinas contra o Sarampo e Rubéola (SCR). O reforço desta vacina é feito entres 15 a 24 meses. Para outras idades, 2 doses com intervalo mínimo de 1 mês.
Para prevenir a disseminação da caxumba é preciso manter o mais alto nível de imunização da comunidade. Crianças infectadas não deveriam ir à escola e os adultos infectados não deveriam ir ao trabalho durante o período de 9 dias após o início do edema.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.