Catapora - Varicela - Companhia da Vacina

Catapora – Varicela

A catapora é uma doença altamente infecciosa causada por vírus com 90% de taxa de infecção.

Vacinas disponíveis:
Varicela
Quádrupla viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

CONTÁGIO
O vírus é adaptado para atacar o aparelho respiratório, propagando-se facilmente de pessoa para pessoa por gotículas de secreção, geralmente proveniente de tosse ou espirros de pessoas doentes. O vírus pode também ser transmitido pelo contato direto com as lesões da catapora ou do Herpes Zoster.

Antes da vacina, quase todos contraíam a doença no contato com adultos (95% do total de adultos). A história de catapora é considerada uma evidência de imunidade. Se você não sabe ao certo

se teve catapora, faça um teste sangüíneo para anticorpos varicela. Um teste positivo significa imunidade e você não pegará a catapora. Um resultado negativo implica que você poderá pegar catapora e é um candidato a tomar uma vacina.

SINTOMAS
Bolhas vermelhas na pele, espalhadas por todo o corpo, que causam coceira, faringite, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite.

PREVENÇÃO
Recomenda-se que todas as crianças sejam rotineiramente vacinadas entre 12 e 15 meses de idade e recebam um reforço até os 2 anos de idade. A vacina também deve ser aplicada nas crianças acima de 12 meses de idade ou mais velhas, adolescentes e adultos que não tenham tido a Catapora. Em algumas situações, a vacina poderá ser aplicada aos 9 meses de idade. A vacina da Catapora é segura e eficaz protegendo não só contra a catapora, mas evitando as complicações relacionadas à pneumonia e infecções de pele. Muito raramente ocorre a doença em pessoas que tomaram a vacina, que protege por vários anos.
Se você já adquiriu a imunidade você não ficará doente. A maioria das pessoas não se infecta pela 2a vez. Se você não está imune à catapora e ficou exposto a alguém que está infectado, então poderá evitar a doença através da aplicação da vacina dentro dos primeiros 3 dias do contágio. Se você não foi vacinado neste período, se receber a vacina dentro dos primeiros 5 dias da exposição, conseguirá ainda assim uma catapora mais leve.
A imunoglobulina Varicela-Zoster com altos níveis de anticorpos ao vírus é recomendada depois da exposição para aquelas pessoas com alto risco de complicações, como exemplo: pessoas com imunodeficiência, com câncer, HIV/ AIDS ou pessoas que tomam medicações que enfraquecem o sistema imunológico. Consulte o seu médico.

Herpes Zóster
É um outro nome da infecção da pele causada pelo vírus Varicela-Zoster. Cobreiro é uma ferida causada pela reativação do vírus que esteve no organismo por muito tempo sem se manifestar e reaparece sob a forma de herpes zoster (também conhecido como cobreiro), que pode se repetir ao longo da vida. O vírus pode ser reativado devido a diminuição da eficiência do sistema imunológico, que ocorre com o avanço da idade, por exemplo. A principal diferença entre a catapora e a Herpes de Zoster são as lesões de pele, que no caso do Herpes estão agrupadas acompanhando o trajeto de nervos, são vermelhas e extremamente dolorosas. Normalmente afetam um lado do corpo. Na catapora as lesões de pele são mais espalhadas, acometendo todo o corpo e face.


logo_lateral_branco

Somos uma clínica que oferece serviços de vacinação para a prevenção, promoção da saúde e bem-estar. Contamos com uma equipe completa e capacitada, além de vacinas de alta qualidade, oferecendo todo suporte, conforto e segurança que você e sua família precisam!

Unidade Campinas

R. Olavo Bilac, 283 Cambuí, Campinas/SP

Fone: (19) 3294-4282
Fone: (19) 3255-1313

campinas@companhiadavacina.com.br

Unidade Sorocaba

R. Dr. Francisco Prestes Maia, 99 Jardim Paulistano, Sorocaba/SP

Fone: (15) 3234-7561
Fone: (15) 3033-4981

sorocaba@companhiadavacina.com.br

Companhia da Vacina© 2016. Todos direitos reservados.